Carmo da Mata decreta situação de emergência
A Prefeitura declarou situação de emergência, nível II, em Carmo da Mata em razão da tempestade que atingiu a cidade na noite de segunda-feira (23) e que deixou um rastro de destruição. Assinado pelo prefeito José Carlos Lobato, o decreto é válido por 180 dias.
Em nota nas redes sociais, a Prefeitura apontou a necessidade do decreto, já que os danos causados pela chuva forte foram significativos, "deixando 106 pessoas desalojadas, comunidades rurais isoladas e causando interrupções nos serviços essenciais de energia, água e telefonia. Além disso, a infraestrutura pública e privada foi severamente impactada".
A Prefeitura mobilizou equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras, Assistência Social e demais setores para oferecer suporte imediato às famílias afetadas e iniciar os trabalhos de recuperação da cidade.
Com o decreto, a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de assistir à população afetada, também ficam autorizadas.
Ainda segundo a Prefeitura, a Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues está servindo como ponto de coleta de doações de alimentos, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal.
A tempestade deixou um rastro de destruição. As rajadas de vento causaram quedas de muros e árvores em diversos pontos da cidade.
O córrego Bom Jesus transbordou e casas ficaram alagadas. Muitas famílias perderam móveis, roupas e alimentos (veja o vídeo acima).
Serviços essenciais, como o fornecimento de energia elétrica e de água, foram afetados. Pelo menos 12 postes foram danificados. Equipes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram mobilizadas desde as primeiras horas de terça-feira (24) para o restabelecimento da energia aos clientes. Mesmo assim, algumas famílias ainda passaram a noite de Natal sem energia.
Procurada pelo g1 nesta quinta-feira, a assessoria da Cemig informou que a energia elétrica para todos os clientes tinha sido restabelecida, mas um dos circuitos religados voltou a ser interrompido na quarta-feira (25), desligando seis clientes. A Cemig já atua para restabelecer esses novamente.
A assessoria da Prefeitura informou, ainda, que o abastecimento de água na cidade foi normalizado.
🔗G1