Compras internacionais ficam mais caras a partir de 1° abril

 
A partir de 1º de abril de 2025, os brasileiros que frequentemente realizam compras em plataformas internacionais como Shopee, Shein e AliExpress enfrentarão custos mais elevados. Isso porque o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicado a produtos importados será reajustado de 17% para 20%, conforme decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Segundo o Confaz, a medida tem como objetivo proteger o mercado interno.

📲 Participe do canal Piumhi Notícias no WhatsApp

Esse aumento de 3% na alíquota do ICMS impactará diretamente o valor final das compras, dificultando a busca por preços atrativos em sites estrangeiros. Em 2024, já foi observada uma redução de 11% nas remessas internacionais, com uma queda ainda mais acentuada, de 40%, nas importações de produtos avaliados em até US$ 50.

Além disso, considerando a soma de outras taxas envolvidas, o custo final de um produto importado pode alcançar até 60% do seu valor original. Nesse contexto, os consumidores devem reavaliar cuidadosamente o custo-benefício das compras internacionais e planejar suas aquisições com ainda mais atenção.

Atualização: O governador de MG, Romeu Zema (Novo), anunciou que o estado decidiu não aumentar a alíquota do ICMS sobre produtos importados.  Veja em https://t.me/piumhi/52888

Criado com ♥️ em Piumhi/MG desde 2019 - V.1.0