Região: Sinal 5G - Cobertura limitada e desafios na expansão

A tecnologia 5G, que promete revolucionar a conectividade móvel, já está disponível em Piumhi, mas a expansão do sinal enfrenta obstáculos significativos. A cobertura, atualmente, está restrita a apenas duas cidades da região e é oferecida por uma única operadora.

Piumhi e Capitólio são os únicos municípios da região a contar com o sinal 5G, deixando cidades vizinhas sem acesso à nova tecnologia. Além disso, a Vivo é a única operadora a disponibilizar o serviço na região, o que limita as opções para os consumidores.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reconhece os desafios da implantação do 5G no país. Ele afirma que o governo está trabalhando para expandir a cobertura e aumentar o número de antenas, seguindo um cronograma que visa a universalização do serviço até 2030.

"O 5G vem expandindo no país. Conseguimos, nessa primeira etapa, a limpeza da faixa de frequência, isso já chegou a todos os municípios do Brasil e agora estamos seguindo o cronograma da implantação. Ou seja, implantando a cada mês em novas cidades, ao mesmo tempo que também tem um aumento da capacidade de número de antenas nas cidades que já tem nas capitais, nas grandes cidades que foram as primeiras a receber a tecnologia. Isso anda em paralelo. Temos um cronograma até 2030 que foi estabelecido pelo leilão do 5G", declarou o ministro.

Dados recentes do Ministério das Comunicações revelam que a região Sudeste lidera a expansão do 5G no país, com 342 municípios atendidos. Em seguida, vêm as regiões Sul (222 municípios), Nordeste (123), Centro-Oeste (71) e Norte (54). São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os estados com o maior número de cidades com a tecnologia disponível.

Municípios deve estar atentos a 'Lei das Antenas', que estabelece diretrizes para a instalação de infraestrutura de telecomunicações e busca simplificar e agilizar o licenciamento de antenas nos municípios. Ao reduzir a burocracia, a lei permite que as operadoras expandam suas redes de forma mais rápida e eficiente, levando o sinal 5G a um número maior de pessoas.

"A Lei das Antenas é muito importante para poder haver essa chegada nessas cidades. Então, a gente sempre vem alertando isso e buscando atuar dentro, claro, das nossas limitações. Então, a gente vem buscando atuar junto à Confederação Nacional dos Municípios, junto às federações estaduais de municípios, para que eles possam estar encaminhando minutas, modelos de projetos de lei, encaminhando e aprovando nas câmaras municipais e deixando ali as suas cidades e os seus municípios aptos para receber o mais breve possível dentro do cronograma estabelecido essa tecnologia 5G para a população", destacou o ministro.

Apesar dos avanços, a concentração do sinal em poucas cidades e a cobertura de uma única operadora na região de Piumhi, levantam questionamentos sobre o alcance da expansão do 5G nos demais municípios. A expectativa é que, com o avanço do cronograma de implantação e o aumento da concorrência, mais municípios da região e os consumidores possam usufruir dos benefícios da nova tecnologia.
Criado com ♥️ em Piumhi/MG desde 2019 - V.1.0