Dengue 2025: Veja o levantamento em Piumhi e nas cidades vizinhas
Um levantamento do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado em 14 de abril de 2025 com dados consolidados até 22 de fevereiro de 2025, revela um cenário sobre à proliferação da dengue na região em 2025. As cidades de Piumhi, Pimenta, Capitólio, Doresópolis, Vargem Bonita e São Roque de Minas registraram, ao todo, 148 casos prováveis da doença, com um óbito em investigação na cidade de Piumhi. Sendo o sexo feminino, representando 55% das notificações, enquanto o sexo masculino corresponde a 45% dos casos.
Piumhi é a cidade com o maior número de notificações, totalizando 48 casos prováveis. A situação é ainda mais delicada no município, que registra um óbito em investigação possivelmente relacionado à doença.
📲 Participe do canal Piumhi Notícias no WhatsApp
📲 Participe do canal Piumhi Notícias no WhatsApp
As cidades de Capitólio e São Roque de Minas apresentam o mesmo número de casos prováveis, com 31 notificações cada. Em seguida, Vargem Bonita contabiliza 22 casos, Pimenta registra 13 casos, e Doresópolis apresenta o menor número de notificações, com apenas 03 casos prováveis.
![]() |
Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde |
Autoridades reforçam a importância da prevenção
Diante deste cenário, as autoridades de saúde da região reforçam a importância da colaboração de toda a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. A eliminação de focos de água parada em residências, comércios e terrenos baldios é a principal forma de prevenir a proliferação do vetor e, consequentemente, a ocorrência de novos casos da doença.
Entre as medidas preventivas essenciais, destacam-se:
- Verificar e limpar calhas e ralos;
- Manter caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água bem fechados;
- Lavar semanalmente com escova e sabão os potes de água dos animais;
- Remover pratos de vasos de plantas ou colocar areia neles;
- Guardar pneus em locais cobertos;
- Recolher e descartar lixo que possa acumular água, como garrafas e sacolas plásticas.
É recomendado que a população procure imediatamente uma unidade de saúde em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações e óbitos pela doença.
Patrocinado
.TCL QLED TV 50” C655 4K UHD GOOGLE TV por R$ 1999,00